Baralho Terapêutico
Para Autoconhecimento (produto digital)
Existem várias maneiras de trabalhar o autoconhecimento com propósito pessoal ou profissional e os recursos como baralhos terapêuticos são muito eficazes. Gosto muito das perguntas e reflexões podendo estimular e interagir com o cliente, como um meio de facilitar o caminho de quem está passando pelo processo terapêutico em busca de insights.
Pensando nisso em conjunto com a Autora e Psicóloga Vera Arruda (CRP 05/7510) e outras profissionais, sou coautora de um recurso digital, um livro em forma de baralho, que reuniu ferramentas com inúmeros benefícios.
Benefícios
Ganhar consciência de si mesmo, reconhecer objetivos de vida, diminuir expectativa em relação às outras pessoas, diminuindo frustrações, desenvolver autodisciplina e proporcionar o autoconhecimento.
Trabalhando o autorrespeito, autoconfiança, autoconhecimento, autoimagem e amor-próprio, desenvolve-se a autoestima.
O uso dessa ferramenta, facilita o questionamento de pensamentos, hábitos e atitudes, contribuindo para que o paciente/cliente supere preocupações e inquietações, encontrando seu propósito de vida.
As perguntas assertivas que promovem a expansão da consciência e o autoconhecimento, auxilia o cliente na tomada de decisões com ações mais assertivas e verdadeiras.
Este Baralho constitui um recurso terapêutico em formato digital, destinado aos profissionais da área da psicologia clínica, organizacional, escolar, psicopedagógica, terapêutica e gestão de Recursos Humanos.
Objetivo
Proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo reflexão e expansão da consciência através do autoconhecimento, favorecendo a tomada de decisões saudáveis e assertivas, estimulando o reconhecimento de habilidades e competências. Possibilita o desenvolvimento da autoestima, de planejamentos futuros, de mudanças pessoais e profissionais.
O baralho pode ser utilizado no processo psicológico, terapêutico, pedagógico e educacional, como estímulo motivacional e de desenvolvimento humano, assim como nas avaliações de uma forma em geral. O profissional pode estabelecer a melhor maneira de utilização de acordo com as estratégias e respectivos objetivos que deseja estimular.
Composição
O Baralho Terapêutico é dividido em quatro grupos de cores diferentes (vermelho, azul, verde e amarelo) contendo 25 cartas cada grupo, totalizando 100 cartas. Para trabalhar as habilidades específicas de acordo com a demanda do seu paciente/cliente, o profissional escolhe a palavra-chave e o grupo de cartas que será utilizado.
GRUPO 1
VERMELHO
- CRIATIVIDADE
- CONFIANÇA
- INOVAÇÃO
Confiança em você mesmo e disciplina.
GRUPO 2
AZUL
- HABILIDADE
- FOCO
- AUTOCONFIANÇA
Acolhimento em si mesmo e o respeito que você se dá.
GRUPO 3
VERDE
- IMAGEM
- CONCIÊNCIA
- ACEITAÇÃO
Motivação, determinação e agir com o coração.
GRUPO 4
AMARELO
- COMPETÊNCIA
- ATITUDE
- EFICIÊNCIA
- ACEITAÇÃO
Reconhecimento, merecimento e gratidão.