As dúvidas, os medos, os traumas do passado, as feridas emocionais, geram insegurança e costumam ser o motivo de ansiedade e estresse constante.
Quando essas emoções tomam conta, é comum a mente acessar memórias do passado, e ficar construindo novos pensamentos, geralmente disfuncionais que geram mais do mesmo.
O que fazer diante dos desafios e problemas que surgem na vida e parecem ser iguais ou apontam para repetições semelhantes?
Isso é um sinal que está lhe mostrando o quanto você está fixado em seus pensamentos e atraindo mais do mesmo.
Algumas dicas importantes:
– observar seus pensamentos;
– identificar que área da sua vida que está mostrando que precisa de revisão;
– converse com as pessoas próximas a você e perceba qual visão elas têm sobre a maneira que você vem lidando com sua vida.
– quando perceber que está ansioso/a, aprenda a respirar, diminuindo o tempo entre uma respiração e outra, isso ajuda a baixar a frequência de batimentos cardíacos quando você estiver diante de alguma crise de ansiedade.
– ressignifique as questões que você já viveu e aprenda estar no momento presente, sabendo que uma nova situação não precisa ser igual a alguma já vivida por você.
– limpe as feridas emocionais com autoconhecimento e terapia.
Clarear os pensamentos, trabalhar a respiração e ressignificar a vida, te ajudam a melhorar o foco onde você deseja que cresça e não nos sentimentos e pensamentos que te sabotam e te levam a regredir.
Vamos evoluir, você consegue, é possível viver com mais leveza, confiança e plenitude.
Um abraço, Silmara Franzese.
Psicóloga e idealizadora do jogo – Desvendar Interior.