É muito comum na sociedade em que vivemos sentir que o estresse veio te visitar, e nesse caso o que fazer para melhorar o relacionamento com as pessoas?
Vamos pensar juntos, o que diferencia uma pessoa da outra, é a maneira como cada um de nós se relaciona com o mundo interno e externo, o relacionamento com as pesssoas faz toda diferença na vida.
Já reparou que quanto mais você se posiciona querendo agradar o outro, mais prisioneiro você se torna?
Então, te pergunto, você tem respeitado seu mundo interno?
E para isso, quais perguntas você tem feito internamente? E quais respostas você tem encontrado?
Você costuma fazer perguntas que te prendem ou perguntas que te libertam?
Isso faz total diferença. Conhecer seu mundo interno é o primeiro passo se quiser alcançar o autoconhecimento. Nossa essência é pura e verdadeira e nem sempre damos a devida atenção a ela. Em virtude de momentos de desgastes, estresse, o trabalho, problemas, pessoais, tudo isso acaba afetando a maneira que nos relacionamos com as pessoas. A consequência disso é viver cada vez mais crises e descontentamento, pela falta de liberdade em você ser quem realmente é ou deseja manifestar na sua vida.
E quando não estamos bem conosco é comum levar esse descontentamento no ambiente e para as pessoas ao nosso redor. Para melhorar o relacionamento com as pessoas com quem convive, primeiro você precisa se reconhecer, perceber como suas emoções estão, descobrir o que gosta e o que te deixa insatisfeito, caso contrário as relações ficam comprometidas.
Na prática clínica, utilizo as perguntas como uma referência para ajudar o cliente a descobrir o que tem por trás de suas emoções e ao mesmo tempo, para ajudá-lo a se conhecer. São vários os recursos que podem ser utilizados na comunicação, dentro da psicoterapia gosto de elaborar as perguntas a partir do que se apresenta de queixa do cliente e do perfil psicológico do mesmo.
E oriento o cliente a primeiro perceber o que o desagradou em um relacionamento, desmontando as fantasias criadas em forma de expectativa e que acabam por destruir relações quando não esclarecidas. Comunicar o que se pretende sem utilizar de manipulação, é outro ponto importante na comunicação e quando você é a suposta vítima de alguém que manipula com palavras, aí é mais um motivo para se conhecer e perceber seus pontos vulneráveis e se fortalecer.
Gosto também de utilizar recursos terapêuticos como o jogo Desvendar Interior, que oferece um caminho de autoconhecimento e possibilita descobertas internas em direção à verdade que muitas vezes está oculta e que quando revelada acessa a essência e proporciona liberdade interna. Podemos ficar horas trabalhando esse tema tão necessário para que as relações sejam harmoniosas e respeitosas entre as pessoas, mas finalizo com o convite a você trabalhar seu autoconhecimento, perceber como está sua comunicação.
Permita-se conhecer seu mundo interno, se respeitar, acessar a vulnerabilidade e ainda lidar com suas sombras internas, reconstruindo o que ficou ferido em algum momento de sua vida, ressignificando e parando o ciclo de dor e sofrimento. Quando reconhecemos nossa parcela nas relações, deixamos de procurar culpados, apontar o dedo ou até se fazer de vítima, sabemos que as relações têm dois lados e não precisa ser um cabo de guerra onde alguém precisa ganhar e alguém perder.
Para que as relações sejam harmoniosas é necessário comprometimento de ambas partes envolvidas, lembrando que você pode fazer a sua parte. Comece por você!
Você gostou do texto? Quer receber outras dicas que podem te ajudar a quebrar bloqueios que impendem seu cliente de evoluir no tratamento? ? Siga-nos na rede sociais, instagram.
Abraços,
Silmara Franzese – Psicóloga
Idealizadora do Jogo de autoconhecimento Desvendar Interior®