Certa dose de ansiedade é natural, pode te motivar a buscar aperfeiçoamento e energia para prosseguir nos projetos que deseja realizar. O problema acontece quando vai além das preocupações do cotidiano e cria impedimentos em sua vida e sintomas físicos que paralisam.
Alguns exemplos que podemos perceber são: evitar contatos com outras pessoas, enfrentamentos como participar de reuniões, sair de casa, isolamento social, dificuldade em dormir bem, aumento e tendência à depressão e ao uso de álcool.
Esses fatores podem estar associados com sintomas físicos como: problemas cardíacos, hipertensão, doenças respiratórias, desconfortos gastrointestinais, asma, diabete, artrite, fadiga, doenças de pele entre outros.
A ansiedade afeta cerca de 16% das crianças causando impacto no seu desenvolvimento, no desempenho escolar (acadêmico e social).
O impacto que a ansiedade causa na saúde e na sociedade cresce a cada dia, cerca de ⅓ dos custos com problemas médicos e psiquiátricos gastos com saúde, estão direcionados ao tratamento para ansiedade.
O impacto e o estresse que sentimos como indivíduos é também refletido na sociedade e no coletivo como um todo.
Vamos agora refletir que direcionar seu olhar para fora, só aumenta esse impacto negativo e tira você do seu centro interno de equilíbrio e força.
Um hábito que você pode adotar em sua vida para diminuir esse impacto é algo que aprendemos naturalmente e que vamos nos afastando e é bem simples, respirar pelo nariz, permitir que o ar entre, expanda seu abdômen, oxigene seu cérebro e te coloque no momento presente, acalma e tranquiliza seu coração e esvazia sua mente. Aprenda a fazer pequenas pausas. A meditação ajuda a diminuir o impacto de pensamentos que aumentam a ansiedade.
São vários exercícios que o podemos adotar para que a ansiedade diminua e você busque o centramento adequado, a procura por ajuda e atendimento adequado é essencial, lembre que tudo é gradativo, ansiedade e depressão estão intimamente relacionadas e são doenças incapacitantes quando não cuidadas. Se precisar procure ajuda.
Silmara Franzese